Quem somos

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, em sintonia com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, acreditamos que século XXI exige novas habilidades das pessoas e sociedades, em especial novas formas de ensinar e aprender, que ultrapassem as tradicionais. Aproveitando plataformas da web, podemos promover o exercício da autoria e senso crítico.

A ideia surgiu da necessidade da criação de um canal entre a comunidade escolar e de um ambiente educacional interdisciplinar altamente aplicado.

Através de oficinas (redação, fotografia e criação digital, entre outras) promovidas pelos professores, os estudantes têm a possibilidade de soltar a criatividade e sentir como vir à escola pode ser divertido.

Neste projeto, a equipe diretiva, pedagógica e docente trabalha para que nossos estudantes tenham a oportunidade de melhorarem a escrita, a leitura, a estética, a pesquisa, a originalidade, a autoria e o senso crítico. Além disso, o projeto está em sintonia com a cultura digital, uma vez que ele é voltado à convergência das mídias digitais (o periódico produzido pelos estudantes pode ser acompanhado por celulares, tablets, notebook, desktops e outros dispositivos que estejam conectados à Web). O uso das tecnologias na Educação também faz parte das metas do projeto. Para nós, o jovem precisa aprender a utilizar a tecnologia de forma eficiente e produtiva, com outras aplicações que não sejam somente aquelas voltadas ao entretenimento.

Acreditamos que é uma ótima oportunidade para nossos alunos demonstrarem suas habilidades, bem como conhecerem as possibilidades de um futuro mercado de trabalho: o jornalismo digital e todos os seus desdobramentos.

Os estudantes foram escolhidos de acordo com o interesse demonstrado na apresentação da proposta às turmas. Os encontros estão ocorrendo semanalmente, mas há, sempre na escola, no turno oposto, uma equipe de repórteres de plantão para eventuais acontecimentos. As ações de campo, de pesquisa, diagramação, entre outras são supervisionadas e orientadas pela professora Ana Cristina de Oliveira Selbach. A professora Michele Schroeder é responsável pelas ações referentes ao componente curricular Português.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas atende 444 estudantes (do 1º ao 9º ano) e conta com 33 professores e está localizada na Rua Bom Jesus, 971, Bairro Operário, CEP 93700-000, Cidade de Campo Bom / RS – Brasil.

Equipe TOQE

16 opiniões sobre “Quem somos

  1. Oglas Gonçalves em disse:

    Olá ! parabéns pelo empenho, muito sucesso para vocês..

    • Oglas, é um orgulho para nós receber seu elogio! Muito, muito obrigado!

      • leonardo ribeiro em disse:

        eu acho o jornal toque mt legal, e as meninas mais bonitas do jornal sao a JULIA e a FRANCIELE da turma 91, EU SOU UM EX COLEGA DELAS SAI ESTE ANO DO COLEGIO NA METADE DO SEGUNDO TRIMESTRE E SINTO FALTA DA ESCOLA…valeeeuuuuuuuuuu…………………………………………………………………

      • Obrigada, Léo!
        Pode ser mais específico sobre a Júlia? Temos a Peres e a Scherer, mas vou dar o recado para as duas. Para a Fran também, pode deixar!
        BJu

    • Solange Soares em disse:

      Adorei ler o jornal feito por um grupo muito inteligente e esforçado.As matérias nos deixam totalmente por dentro de tudo o que os nossos alunos gostam, pensam, preferem. É uma forma de os conhecermos melhor e, assim, podermos lidar com eles. e entrar no mundo tão particular em que eles vivem.Parabéns aos organizadores. professora Solange soares

  2. Professora Joseane em disse:

    Sucesso para vocês!! Adorei a iniciativa.

  3. tais viegas de oliveira--reporter do toqe em disse:

    o sora vc nao disse q ia botar nossos perfil?

  4. tais viegas de oliveira--reporter do toqe em disse:

    sora jú já fiz minha matéria preciso do teu gmail para te enviar!

  5. Maísa e Castro em disse:

    achei muito legal esse site bem ke vcs poderiam fazer uma matéria sobre animes seria bem legal adorei.

  6. leonardo ribeiro em disse:

    amo voceeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesssssssssssssssssssssssssss………..

  7. leonardo ribeiro em disse:

    prof JU manda um bjao e um abraço para a jornalista FRANCIELE DA TURMA 91 valeeeeeeeeeeuuuuuu……………………………………………………………………………………

  8. Eu adoro muito o toqe porqe tem muitas coisas legais e interativas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: