Halloween

     Halloween é uma celebração popular de culto aos mortos. Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa.

      É comum decorar as casas com objetos e temas assustadores, como caveiras, teias de aranha, mortos-vivos e demais seres que pertençam ao imaginário popular.

       Também o costume de distribuir doces para as crianças fantasiadas durante o Halloween.

      Conhecido como trick or treat (gostosuras ou travessuras, em português), esta atividade infantil é muito comum nas comemorações do Halloween nos países do Hemisfério Norte, como os Estados Unidos, por exemplo.

     No Brasil, também se comemora o Halloween em festas particulares, mas não possui um significado e valor cultural tão forte como nos Estados Unidos e em outros países, principalmente do Hemisfério Norte.

      Algumas teorias sugerem que a origem das comemorações do Halloween tenha surgido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, oFestival de Samhain, que acontecia no final do mês de outubro.

      Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.

      A origem católica do Halloween coincide com a festa de Todos os Santos, sendo determinado pela Igreja Católica o dia 2 de novembro como o Dia dos Finados.

     Antigamente, no dia 31 de outubro, acontecia uma vigília de preparação denominada All Hallows Eve (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma atual.

     Na nossa escola a comemoração de Halloween foi no dia 01/11, coordenada pelas professoras Marilene Bauer e Andreia da Silva, com uma gincana para o turno da manhã e para o turno da tarde, teve muitas brincadeiras, com direito até a desfile e escolha da melhor fantasia. E uma premiação especial para as turmas que ficaram em primeiro lugar, um cupcake de chocolate com decoração de Halloween para cada aluno.

     Foi muito divertido.

Confira as fotos no link abaixo:

https://goo.gl/photos/JgEeti8C1HY8ASQk8

Anúncios
Esta publicação foi escrita por toqe e publicada em novembro 8, 2016 às 3:23 pm. Está arquivada em TOQE Aqui. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: